segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO UMA VIAGEM AO PASSADO

Dean Por do Sol Talhado do Gavião


                                  Excavação Pedra do Alexandre

Os Sítios Arqueológicos remontam um passado longíquo e antiquíssimo, assim com represanta o nosso passado de uma geração milenar que deixou seus Indícios de Uma Civilização Antiquíssima, como dizia nosso ícone da Arqueologia, mestre José de Azevedo. 

Não obstante, é dever nosso, de cidadão preservar a memória de nossos ancestrais, e de modo especial, os sítios pela sua singularidade, tem atraído a atenção de estudiosos do mundo inteiro, pela delicadeza e perfeição das pinturas, ora pelo enigmático de algumas cenas.

Desta forma, desde 2010 que inicamos o projeto "Uma Viagem ao Passado", projeto este que esteve parado devido as passarelas dos Sítios Arqueológicos Xique-Xique I e II. O projeto objetiva sensibilizar e ao mesmo tempo conscientizar os alunos acerca do patrimônio, da preservação e proteçãos dos sítios onde os alunos do municípios visitam in loco os referidos sítios. 

Devido a fragilidade dos mesmos, e visando um controle aos sítios a visitação só é permitida com o acompanhamento dos guias devidamente credenciados para exercer tal função, ou seja do guia regional ou local do município de Carnaúba dos Dantas. 

Temos um tesouro em nossas mãos e o turismo de forma sustentável e equilabrada gera divisas para o município, sobretudo faz-se necessário o equilíbrio do meio-ambiente. Até a próxima postagem. 

Nenhum comentário: