terça-feira, 19 de abril de 2011

Cultura

Socorro, artista plástica do município de Carnaúba dos Dantas e blogueira  http://saraujopirogravura.blogspot.com


O que é Cultura? 

É a abertura a transversalidade, expressão ínfima do pensamento, da arte, dos saberes e fazeres, forma de expressão, que marcou uma época, ou presente ou futuro mas que expressa liberdade e originalidade. 

É bem mais profundo e o conceito é abrangente. Entretanto o país foi sufocado pela Ditadura e naturalmente os artistas, na sua essência não conseguiam expressar nem mostrar todo o potencial, sucumbido pelos algozes detentores do poder. 

Tal supressão fez com que o país andasse cronologicamente para trás, mas graças a democracia isso tem mudado significamente, e, embora comparados a países como a França e Estados Unidos ainda continuamos andando atrás da procissão. 

Embora sem patrocínio, nossos ancestrais já escriviam nas rochas e sequer pensaram que após 9 mil anos, arqueólogos, turistas, estudantes viajariam de tão longe para expressar a mais pura arte dos grafismos. 

Diante de tudo isso, avançamos e muito, e esperamos que um dia nosso país se abra de vez a transverssalidade e que surjam mais poetas, escritores, músicos e talentos que se escondem em cada esquina, nas cortinas, nos guetos e saiam de seus "muros" para estreiarem nos palcos da vida. 

Nenhum comentário: