segunda-feira, 12 de abril de 2010

Igreja de São José completou 100 anos


Carnaúba dos Dantas

IGREJA DE SÃO JOSÉ COMPLETA 100 ANOS

A Comunidade Católica do nosso município comemora, no próximo dia 27 de abril de 2010, o Primeiro Centenário de construção da Igreja de São José.
O historiador Helder Alexandre Medeiros de Macedo resume no seu livro Ritmos, sons, gostos e tons do Patrimônio Imaterial de Carnaúba dos Dantas (2005) a história do processo de edificação da, hoje, Matriz de São José, do qual extraimos o texto abaixo, respeitando-se a escrita da época:
“Em pouco tempo a Capela não pôde mais conter a população da povoação – que crescia gradativamente – e dos sítios nos arredores. Segundo o historiador José Alberto Dantas, ‘Em 1909, uma commissão composta do vigario desta freguesia o revmº Pe. Francisco Coelho de Albuquerque, o Senhor Antonio Francisco de Azevedo a quem coube a direcção e os senhores Joao Candido de Medeiros, José Mathias Fernandes e o povo em geral’ trataram de construir uma capela maior, em razão do tamanho diminuto do templo já existente. A Capela de São José foi demolida, conservando-se, dela, algumas partes arquitetônica – uma parede lateral, acreditamos, a julgar pelo que afirma a tradiçaõ oral. Construída a planta da Igreja foi a sua pedra fundamental benta em 27 de abril de 1910, pelo Padre Francisco Coelho de Albuquerque, sendo ‘simbolisada pela pia baptismal em pedra (…), em material de contrução da regiao feita no Caico. Collocada na estremidade Norte da nova cappela’”

Nenhum comentário: