terça-feira, 25 de agosto de 2009

Uma viagem ao passado

Sítio arqueológico
Aula na caatinga
Projeto uma viagem ao passado, iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, apoio da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, que objetiva trabalhar a educação patrimonial enfatizando os sítios arqueológicos com visitas com alunos do ensino fundamental, onde serão trabalhados a de início com as escolas municipais, sensibilizando e conscientizando os alunos, consequentemente preservando nossos atrativos.

Deu início sábado 22 de agosto o passeio ciclo-turístico ao casa Santa com o professor José Adenilson e alunos do Ensino Médio com a presença dos Aventureiros da Caatinga, Júlio César e Carlinhos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

França, poemas....

Gigante Adormecido
Autor: França

I

Meu Brasil é preciso eu lhe dizer
Mesmo sendo no mundo conhecido,
Ainda está um gigante adomercido.
Esperando uma ajuda pra vencer
Mas se alguém lhe acordar vamos saber
A potência que tem esse Brasil.
Nós veremos o gigante varonil.
Caminhar na estrada do progresso.
E mostrar para todo o universo,
Que estamos na frente após dois mil!

II

É o Brasil, o império mineral,
foi aqui que a divina natureza,
Colocou grande número de riqueza,
É a maior riqueza florestal.
É o Brasil, o pulmão universal.
Temos muitos espaços pra chegar.
Por que é que andamos devagar?
Será ordem do poder Onipotente?
Ou é falta de um mecânico competente,
Que coloque esta máquina pra andar!

III

Tanto ouro, café e esmeralda.
Água marinha, topázio e diamante.
O petróleo jorrando a cada instante.
Só Brasil é quem tem serra pelada.
Porque é que ainda estamos ao pé da escada?
A espera que alguém nos dê a mão;
Tanta riqueza rolando pelo chão.
Sem terremoto, sem vulcão e sem ter guerra.
E no progresso existente aqui na terra.
Caminhamos atrás da procissão!

Na próxima postagem seguem as outras estrofes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Poemas...Mestre França

Poema: O amor a duas vidas
Autor: Francisco Rafael Dantas (Mestre França)


A minha juventude
Eu lembro todo dia
Do tempo que eu era
Feliz e não sabia

Aquele mar de rosa
Que a vida me ofertou
O vendaval dos anos
Passando carregou

Depois veio o amor
A coisa mais querida
A obra mais perfeita
Na construção da vida
Porém, veio o destino
Sem ódio e sem rancor
Destrói a construção
Do castelo do amor

Por isso estou sozinho
No mundo a caminhar
Lembrando quem partiu
Esperando ela voltar
Vivendo recordando
Na sombra da saudade
De um passado feliz
Da minha mocidade

O amor a duas vida
Quando existe a união
Se um fizer partida
Fica só recordação
O passado é só saudade
E o presente é solidão

Expedição Cardão, continuação

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Talhado do Gavião

Expedição cardão

Mestre França


Francisco Rafael Dantas (Mestre França), nasceu no dia 24 de dezembro de 1935, na localidade chamada Volta do Rio, distante 8 km da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN. Iniciou seus estudos na Escola Municipal Rural do Sítio Xique-Xique, com a professora Amélia Eulália Dantas. Concluiu o curso primário (quinto ano), o que para sua época já significaba bastante estudo.
França começou a fazer poesia ao 15 anos de idade. Na sua adolescência, chegou a cantar com violeiros repentistas que visitavam a casa de seus pais.
Com o mestre Felinto Lúcio Dantas, iniciou o estudo das partituras, tendo participado das Bandas de Música de Carnaúba dos Dantas e Acari.
Na política, foi vereador de Carnaúba dos Dantas por quatro mandatos e Vice-Prefeito.
Seus poemas destacam o dia-a-dia do homem sertanejo, poemas nostálgicos, e, como versos inéditos como os conselhos dos Judas.
Lançou dos livros, além de CDs e cordéis, sendo o principal ícone da cultura Carnaubense, e, indubitavelmente o maior poeta popular do Rio Grande do Norte.

Uma viagem ao passado



Teve início o projeto "Uma Viagem ao Passado" iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que conta com o total apoio da Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação, onde objetiva sensibilizar, educar e preservar os atrativos turísticos do município, dando ênfase aos sítios arqueológicos. Visa levar os alunos, a priori, das escolas municipais, sendo extendido o projeto também pras escolas particulares e estaduais do município de Carnaúba dos Dantas, fazendo com que os alunos se conscientizem acerca de um patrimônio rico que precisa ser cuidado e preservado. Além desse projeto, em seguida serão trabalhados um novo projeto objetivando a formação de novos guias preparando o município que já faz parte do polo Seridó, para a sustentabilidade e um turismo com responsabilidade, gerando emprego e renda para os munícipes.

sábado, 1 de agosto de 2009

Carnaúba dos Dantas é destaque no SBT.


Nesta manhã estiveram presentes a equipe do SBT, na ocasião subiram o Monte do Galo e entrevistaram o guia regional Carlinhos, figura folclórica do município, onde o mesmo aprendeu inglês ouvindo a rádio BBC de Londres.
Em seguida, entrevistaram Sr. França, um dos maiores poetas do Rio Grande do Nordeste, ou quiçá Nordeste, por seu ecletismo, Mestre França encantou a todos os presentes pelo seu repente improvisado, ora pelo seus poemas matutos que falam do quotidiano do povo Seridoense e Carnaubense.
A terra da música, do monte do Galo, de Tonheca e Felinto Lúcio tem algo mágico, tem homens sábios do passado e do presente, a cultura que se espalha aos quatros ventos. Assim é Carnaúba dos Dantas.

terça-feira, 7 de julho de 2009

1° Corrida do Candieiro

Prefeito Alexandre homenageando Sr. Antônio (71 anos)

prefeito Alexandre e Atletas
Crianças com candieiros

Sábado passado foi realizado com sucesso a 1ª Corrida do Candieiro organizada pela comissão de eventos da Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas. O evento contou com a participação de 31 corredores das cidades de Currais Novos, Parelhas, Picuí-PB e a cidade anfitriã, Carnaúba dos Dantas.
A largada foi dada as 6:40 em frente ao Castelo de Bivá, perfazendo um percusso de 3 km com chegada em frente a Prefeitura Municipal, onde foi entregue medalhas, troféus e premiação para os participantes do 1° ao 5° lugar por Categoria.
Categoria Juvenil
1° José Ricardo- Picuí-PB
2° Thales-Carnaúba dos Dantas
3° Álisson-Parelhas
4° Bruno-Picuí-PB
5º Diego-Picuí-PB
Categoria Adulto
1° Daniel-Currais Novos
2° Adriano-Picuí/PB
3° Josinaldo-Picuí/PB
4° Francielmo-Picuí/PB
5° Giordano Bruno-Carnaúba dos Dantas

Categoria Master

1° Ranassés-Picuí/PB
2° Erivaldo-Carnaúba dos Dantas
3º José Rozendo-Carnaúba dos Dantas
4° Cícero-Picuí/PB
5° Jailton-Parelhas.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Holandeses...



Turistas Holandeses visitando o Sítio Arqueológico Xique-Xique I, acompanhado do guia bilingue regional e coordenador de Turimo Carlinhos.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Visita Técnica do Sebrae, guias de turismo e Agências


Uma caravana formada por consultores do Sebrae, guias de turismo e seis empresas do setor turístico visitará, de hoje até dia 19, municípios seridoenses para que os profissionais da área de turismo conheçam os atrativos e equipamentos da região. A iniciativa é do Sebrae do Rio Grande do Norte, através do Projeto Roteiro Seridó, apostando no grande potencial de serras, açudes e sítios arqueológicos, rica gastronomia, artesanato e hospitalidade da população.
O objetivo das visitas é estimular o desenvolvimento de destinos e a criação de pacotes turísticos para os municípios Cerro Cora, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Jardim do Seridó e Caicó, numa parceria com as respectivas prefeituras e segmento empresarial integrantes do roteiro.
Na programação, visitas à mina Brejuí em Currais Novos, Serra de Santana em Cerro Cora, açude Gargalheiras e Museu do Sertanejo em Acari, Monte do Galo, sítio arqueológico Talhado do Gavião e Castelo de Bivar em Carnaúba dos Dantas, Casa de Cultura de Jardim do Seridó, açude Boqueirão, em Parelhas, alambique da cachaça Samanaú e as queijeiras de Caicó. Atividades como city tours, rapel, visita à associação de bordadeiras, e degustação de queijos e biscoitos típicos da gastronomia local também estão na programação.
Segundo Daniela Tinoco, (foto) gestora do Roteiro Seridó, foram realizadas pelo projeto ações como treinamentos, cursos de melhoria no atendimento ao turista e está sendo levantado o inventário turístico dos municípios seridoenses, em parceria com a Universidade Federal, Faculdade do Seridó e Faculdade Católica Santa Terezinha. "Também estamos atuando na capacitação dos proprietários de bares e trailers em Currais Novos e iremos realizar um ciclo de palestras sobre turismo e hospitalidade nas escolas dos municípios participantes, englobando a comunidade e o empresariado local", explica Daniela.

domingo, 7 de junho de 2009

Romaria


Monte do Galo é o maior centro de Romaria do Rio Grande do Norte, por sua beleza, pela fé, pelo mirante atraem turistas, romeiros vindos de várias partes do Nordestes pagarem promessas a Nossa Senhora das Vitórias.

Tendo como principal evento religoso a paixão de Cristo, encenada há 36 anos por atores amadores, donas de casa, trabalhadores da cerâmica, agricultores, teve como iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal junto a Igreja Católica, melhoria no seu espetáculo, como sonorização, qualidade no espetáculo trazendo profissionais do quilate de Júnior Santos, qualidade na iluminação, além de uma estrutura de banheiros químicos, distribuição de água para o romeiro, segurança dentre outras.

Entretanto, os desafios são grandes, mas indubitavelmente 2010 a 2011, o Monte do Galo, a terra de Santa Vitória, Terra de Felinto e Tonheca Dantas serão agraciadas com projetos que alavancarão o turismo sustentável no município de Carnaúba dos Dantas.

Seculturismo


Quem somos? A Secretaria de Cultura e Turismo de Carnaúba dos Dantas é composta por João Batista da Silva (Secretário), Damião Carlos (Carlinhos, coordenador e guia regional de turismo), Civanildo Raposo (Operador de micro), conta também com colaboradores, como Hilene.

Apesar de pouco tempo, o dinamismo do Secretário e sua equipe tem melhorado o bom empenho da secretaria, haja vista o grande potencial turístico no qual o município de Carnaúba dos Dantas vem despontando, seja por suas serras, seja pelo grandioso e majestoso Monte do Galo, ora pelos 70 sítios arqueológicos até então descobertos, sem contar com o ecletismo histórico-cultural, os saberes e fazeres do nosso povo, e a hospitalidade típica e peculiar do povo Seridoense, fazendo com que a responsabilidade seja dividida junto ao prefeito Alexandre de fazemos uma Carnaúba diferenciada, e, sem discriminação um trabalho sério à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo melhorando a qualidade de vida do nosso povo.